domingo, 20 de março de 2011

Educação Ambiental e Agenda 21

Atualmente, são comuns as mais diversas formas de agressão ao meio ambiente, como a contaminação de cursos de água, a poluição atmosférica e o desmatamento florestal. A preocupação com essas circunstâncias fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do séc. XX,a partir das agitações contra culturais, surgiu o movimento ecológico que trazia como uma de suas propostas a difusão da Educação Ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente.                                                                                                                                           AEducação Ambiental (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida. Sua proposta principal é a de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, por meio da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental,a qual  afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais .                                                                                              O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica-consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.    Em 1992, na Conferência do Rio, foi criado um documento internacional que reúne os princípios norteadores da EA hoje, a Agenda 21, a qual pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.                                                                                                                                Mudanças de comportamento, por meio do desenvolvimento de práticas sociais ambientalmente responsáveis e menos predatórias, bem como a adoção de novos valores e concepções baseadas na compreensão das relações entre a sociedade e a natureza são as diretrizes básicas da Educação Ambiental baseadas nos princípios estabelecidos pela Agenda 21 adotados em escala mundial.

Um comentário:

  1. Atenção!!!!
    Fontes:
    http://www.bage.rs.gov.br
    http://pga.pgr.mpf.gov.br
    http://www.rejuma.org.br
    http://www.ambientes.ambientebrasil.com.br

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